sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Erro médico compromete Paciente.

No Hospital Particular de Lisboa, Fernando Castro foi vítima de uma terrível distração médica.
Ele tinha uma lesão no braço esquerdo, porém a operação foi feita no direito.
O chefe da equipe, foi capaz de questioná-lo, querendo saber a razão pela qual o rapaz não avisou no momento da cirurgia, que o procedimento era incorreto e a resposta foi simples: Ele estava sob anestesia geral, totalmente impossibilitado de dizer qualquer palavra.
Após a confusão, o cirurgião ainda perguntou se podia corrigir seu erro e operá-lo corretamente e é claro que Fernando recusou-se, abandonando o Hospital juntamente ao seu processo.
Nestes casos, as desculpas não servem de nada, mas infelizmente, os erros são comuns e fazem parte de nossas vidas.
Sabemos que Ser médico é lutar para recuperação de seu paciente, encontrar a cura e soluções para as diversas doenças e problemas que o mesmo possui, preservando a vida e a saúde.
Neste artigo não relata morte, porém hoje em dia é mais comum acontecer.
Então percebemos o quão irresponsável pode ser um profissional autorizado a prestar serviços relacionados ao corpo humano, além dos riscos que podemos sofrer para corrigir algo simples.
Será que tantos estudos e exigências, não valem de nada e só o que importa é um diploma comprado?


Tamara Rubio Pauletto

Artigo: Traumatismo Crânio-Encefálico

As Seqüelas do Traumatismo Crânio-Encefálico
(Resumo)

O Traumatismo é uma lesão que pode ser causada pela ação de um agente físico, químico ou biológico, sobre uma ou várias partes do organismo.
Quando causado na área encefálica, pode acarretar vários danos, principalmente paralisias e perda de movimentos.
O número de acidentes relacionados a este fator, vem aumentando de maneira absurda.
Nos Estados Unidos por exemplo, cem mil doentes, são vítimas desse tipo de trauma e sofrem graus variados de invalidez.
Mas não é esse o maior problema. A urgência é necessária, porém não ocorre de forma correta.
A assistência médica deve ser feita no momento do ocorrido, basta alguns minutos a mais de espera para que haja grandes conseqüências.
Alguns estudos foram feitos com jovens que tiveram o trauma, após um ano para a avaliação da presença de seqüelas.
Concluiu-se que o trauma grave estava mais associado com taxas de mortalidade ou vida vegetativa, do que com taxas de boa recuperação.
A grande maioria dos sobreviventes não procurou tratamentos adequados, como o da reabilitação física e mental, com fisioterapeutas e psicólogos, não obtendo resultados gratificantes.
O procedimento mais adequado nestes casos é manter seriedade sobre o assunto, buscando respostas e ajuda médica, pois o sofrimento que envolve o paciente e os familiares é enorme.


Fonte : http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3528&ReturnCatID=1780

Anatomia Humana

Portifólio sendo feito.
Tema Escolhido:

Síndrome do Túnel do Carpo
Dr. JoãoAris Kouyoumdjian
Síndrome do túnel do carpo é o nome referido a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido à compressão, originando sintomas característicos que serão descritos adiante.
Representa doença muito comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos; pode ocorrer com menor freqüência fora dessas faixas de idade e também ocasionalmente em homens.
Os sintomas típicos são representados por dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos indicador, médio e anular; em quase 2/3 dos casos é bilateral. Caracteristicamente esses sintomas ocorrem durante a noite, fazendo com que as pessoas tenham que levantar, movimentar as mãos ou mesmo coloca-las em imersão de água quente; algumas vezes pode surgir dor em todo membro superior (mão, antebraço e braço); também são freqüentes as sensações de choques em determinadas posições da mão como segurar um objeto com força, segurar volante do carro ou descascar frutas e legumes. Com muita freqüência as pessoas imaginam que estão tendo "derrame" ou "problemas de circulação" procurando assistência médica especializada nessa área. Esses sintomas de dormência e formigamento podem melhorar e piorar ao longo de meses ou até anos, fazendo com que o diagnóstico preciso e correto seja retardado.
Na maioria dos casos essa compressão do nervo na região do punho ("nervo preso") deve-se a estreitamento no seu canal de passagem por inflamação crônica não especificada, tendões que também passam por esse canal. Em outros casos com menor freqüência podem existir doenças associadas comprimindo o nervo. É importante ressaltar que mulheres grávidas podem ter sintomas da doença ocasionados por edema ("inchaço") próprio da gravidez; na maioria dos casos os sintomas desaparecem após o parto podendo reaparecer muitos anos mais tarde. Algumas atividades profissionais que envolvem flexão contínua dos dedos (exemplo ordenha de leite) podem desencadear sintomas de compressão do nervo.
O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é baseado nos sintomas característicos e na comprovação da compressão do nervo por um exame chamado eletroneuromiografia; nesse exame os nervos do antebraço, punho e dedos são estimulados por choques de pequena intensidade sendo o resultado medido na tela do aparelho.
O tratamento para os casos de compressão leve (critério baseado no exame eletroneuromiográfico) pode ser inicialmente feito imobilizando-se o punho por "splints"; jamais o punho deve ser enfaixado pois pode piorar a compressão; também deve ser evitada qualquer medida fisioterápica nessa fase. Os "splints" são pequenas talas de material duro porém flexíveis, que são colocados desde a mão até o antebraço e fixados com velcro, podendo ser facilmente retirados e colocados. Os remédios ou infiltrações no local podem ser utilizados, porém são sempre paliativos ou seja não resolvem o problema definitivamente.
Nos casos em que o tratamento por imobilização falha ou naqueles nos quais o exame eletroneuromiográfico revela compressão mais grave do nervo devem ser submetidos à cirurgia. O objetivo da cirurgia é abrir o canal por onde o nervo passa, resolvendo o problema definitivamente na maioria dos casos. Quando o nervo fica comprimido muito tempo pode haver atrofia definitiva ("nervo atrofiado ou seco") com pouca recuperação mesmo após a cirurgia.

Dr. JoãoAris KouyoumdjianProfessor-Assistentede Neurologia eChefe do Setorde EletroneuromiografiaFaculdade de Medicinade São José do Rio Preto.Av. Bady Bassitt,3896.15025-000 - SãoJosé do Rio Preto, SP.



Fonte:

http://www.saudevidaonline.com.br/stc.htm

Resumo / Desenvolvimento Pessoal

Síndrome do Túnel do Carpo

Com base nas informações relatadas no texto, a Síndrome do Túnel do Carpo, é mais comum em mulheres na faixa etária entre 35 a 60 anos, mas acredito que hoje em dia, o número de casos em adolescentes vem aumentando.
Movimentos constantes com as mãos e algumas atividades profissionais que envolvem a flexão contínua dos dedos, acarretam a compreensão do nervo na região dos punhos, através do estreitamento do canal de passagem por inflamação crônica.
Doenças também afetam a região, mas este caso não é muito freqüente.
Os sintomas ocorrem geralmente no período noturno, no momento em que mais desejamos e precisamos descansar nossas mentes, sendo provenientes de dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos, causando certo desconforto e algumas vezes muita dor.
Com muita freqüência as pessoas imaginam que estão tendo um infarto, derrame, ou problemas de circulação, levando-as a procurar um cardiologista, por exemplo.
Mas a descoberta da doença é revelada apenas por um exame denominado eletroneuromiografia, onde os nervos da região são estimulados por choques de pequena intensidade.
Para que o tratamento seja feito, o primeiro passo é descobrir a gravidade em que a doença esta, caso seja mais leve, é necessário imobilizar o punho por “splints”- pequenas talas de material duro, porém flexíveis - colocados desde a mão até o antebraço.
Remédios também são eficazes mas não resolvem o problema definitivamente.
Em casos mais graves a cirurgia seria mais adequada e para isso ser feito, deve-se abrir o canal por onde o nervo passa.
Mesmo que o texto não tenha mencionado, a fisioterapia seria indicada após este processo.
Mas, o fato revoltante é que a ausência de informação existente na sociedade, sobre certos tipos de doenças, faz com que algumas pessoas deixem de lado o tratamento, não porque querem, mas por falta de conhecimento e aquilo que começa de maneira sigilosa, termina agravante.
Nesta Síndrome citada, o nervo não pode ficar muito tempo sendo comprimido, pois resulta em uma atrofia, onde a recuperação não possui uma resposta positiva, como qualquer outra enfermidade que não é cuidada desde o início.
Diria que é sempre bom informar-se o quanto antes e se comprometer em realizar exames médicos, mesmo sem indícios de patologias sempre que possível.

Genética Humana

Os Temas que estamos estudando são:
  • Alterações Cromossomicas;
  • Divisão Celular e Gametogênese;
  • Estrutura do DNA;
  • Herança Sanguínea;
  • Mecanismos de Herança;
  • Replicação DNA;
  • Transcrição e Tradução.

Não posso ficar disponibilizando a matéria dada, pois não tenho autorização, mas para quem quiser ter uma base referente a Genética, estes assuntos são primordiais, pelo menos no curso de Fisioterapia.

Poderia fazer alguns artigos relacionados, porém não estou com tempo, muito trabalho na Faculdade, nunca pensei que fosse tão corrido!

Mas esto adorando e me esforçarei ao máximo pra realizar meus sonhos, independente das dificuldades que estão por vir...

Mediadores Externos e Internos

Guarulhos, 26 de agosto de 2010.

Mediadores Externos e Internos, o que são?!

Mediadores externos:
Meios que nos ensinam, transformam, influenciam em nosso processo de desenvolvimento, através de instrumentos ou signos, como nossos professores (instrumentos), nossos pais (instrumentos), livros (signos), internet (signos), etc.
Mediadores Internos:
São aqueles desenvolvidos por nós mesmos, através dos ensinamentos que tivemos por instrumentos e signos, transformando-nos em seres mais independentes, onde conseguimos compreender aquilo que exercemos de forma mais clara e objetiva.
Este processo ocorre após os Mediadores externos, pois dependemos deles primeiramente para adquirirmos certa adaptação e futuramente, construirmos em nós mesmos hábitos, costumes, para realizar tarefas sem orientações, como tomar banho, fazer comida, trabalhar, enfim...
Exemplificação:


Minha lista com meus Mediadores externos e Internos
Mediadores Externos:

  • Minha família;
  • Meus professores;
  • Meus Livros.


Mediadores Internos, dos acima citados, respectivamente:

  • Compreensão do certo e errado, fazendo-me perceber que o carinho e o amor, agem influenciando-me a tomar certas atitudes com respeito e compaixão. Também estiveram desde o começo de minha Vida, me orientando e ajudando a realizar certas tarefas, como andar, falar, entre outras;
  • Ensinam-me desde o início a escrever, ler, exercer certos tipos de atividades para no futuro usá-las da maneira correta, para conseguir um Trabalho, por exemplo, através do conhecimento e oportunidade que me “ofereceram” de compartilhar suas qualidades;
  • Mostraram-me que contos de fadas podem existir e ninguém pode me impedir de sonhar, nem me fazer desistir dos meus reais objetivos, por mais complicados e “diferentes” que sejam. A leitura também facilita, com o tempo, no entendimento de certos tipos de textos, ajudando no desenvolvimento pessoal.


Tamara Rubio Pauletto, Fisioterapia

VYGOTSKY - Interações Sociais e Desenvolvimento Humano

VYGOTSKY· Nascido em1896 na cidade de Orsha, na Bielo-Rússia; · Família judaica abastada; clima intelectualizado;· Quando jovem, tinha como passatempo colecionar selos, jogar xadrez e trocar correspondências em esperanto;· Educação formal realizada em casa, por tutores particulares;· Aos 15 anos ingressou em colégio particular e realizou os dois últimos anos do curso secundário, formando-se em 1913;· Direito na Universidade de Moscou, formando-se em 1917;· Simultaneamente freqüentou cursos de história, filosofia, psicologia e literatura;· Medicina parte em Moscou e parte em Kharkov.VIDA E OBRA· Atuou como professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental, atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa, ao mesmo tempo em que lia, escrevia e dava conferências;· Trabalhou na área da Pedologia (ciência da criança que integra aspectos biológicos, psicológicos e antropológicos);· Casou-se em 1924 com Rosa Smekhova com quem teve duas filhas;· Vygotsky, Luria e Leontiev formaram um grupo de jovens intelectuais da Rússia. Procuravam uma Psicologia que atendesse as idéias do sistema.IDÉIAS BÁSICAS· O cérebro é um sistema aberto, cujo funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual;· O homem transforma-se de biológico em sócio-histórico, num processo em que a cultura é arte essencial da constituição da natureza humana;· Desde o início da vida profissional, procurou o desenvolvimento de uma nova ciência do homem, entregando-se à construção do conhecimento psicológico como se fosse uma causa;· Sua determinação, permitiu que ele convivesse com massacres, a guerra da Rússia contra a Alemanha e a Áustria, pressões políticas, críticas acadêmicas e sua doença;· Morre em 1934 de tuberculose aos 38 anos, doença que enfrentou por quatorze anos.MEDIAÇÃO SIMBÓLICANeste texto vocês conhecerão alguns dos principais conceitos da obra de Vygotsky os quais permitem entender de que forma as relações interpessoais estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento humano. Para tanto partiremos do conceito de Mediação. Este conceito é um dos pilares da obra de Vygotsky, o qual por ter nascido em Leningrado, vivido a revolução de 1917 (que unificou a antiga URSS) e ser um estudioso da obra de Marx tem nesse autor sua fonte de inspiração . A influência dos conceitos marxistas se faz presente na obra de Vygostky em vários momentos, sendo justamente por uma analogia ao conceito de instrumento utilizado por Marx para entender a relação homem – mundo que Vygotsky constrói o conceito de mediador.Na teoria de Marx, o homem quando se relaciona com a natureza o faz de uma maneira direta ou indireta. Vejamos por exemplo um homem tentando derrubar uma árvore, ele pode fazê-lo de uma maneira direta, usando a força de seus braços, isto é, sem a ajuda de nenhum instrumento, o que obviamente seria muito custoso, mas esse mesmo homem pode usar um instrumento, por exemplo um serrote ou uma moto-serra, ou qualquer outro que sua cultura tenha produzido. Dizemos então que, a relação desse homem com a natureza está sendo mediada por um instrumento construído com a tecnologia que sua sociedade armazenou durante séculos. A relação desse homem com a árvore deixou de ser direta e passou a ser indireta . Este modelo, presente na obra de Marx, é trazido por Vygotsky para a psicologia para explicar as relações humanas. Vejamos como isto acontece.Vygotsky parte do princípio que nascemos dentro de uma cultura estruturada com valores, crenças, modos de relacionamento, etc. Esta cultura a princípio é externa ao indivíduo, mas no momento em que nasce este bebê já é visto e tratado pelos seus pais e por todos os membros daquele grupo social de acordo com as normas daquela cultura, o que marcará profundamente este novo ser e o transformará em membro daquele grupo. Para exemplificarmos vamos pensar em um bebê que nasça agora no Alto Xingu e em outro que esteja nascendo neste momento em São Paulo, em um hospital freqüentado pela classe média. Obviamente que ao nascer estes bebês biologicamente serão muito parecidos , mas o próprio ato de nascer, o significado do nascimento, os rituais e as expectativas sociais serão bastante diferentes e imprimirão em ambos marcas culturais também muito diferentes.O bebê nascido em São Paulo passará a dormir em um berço dentro de um quarto, muito provavelmente cercado de móbile e alguns brinquedos, enquanto que o nascido no Xingu terá outras experiências tão ricas e válidas como o do bebê nascido em São Paulo, mas isto se dará de acordo com os padrões daquela cultura. Voltando ao “nosso bebê” ele a princípio terá experiências diretas com os objetos que o cercam como por exemplo esticará a mão e tentará pegar um chocalho que está próximo a ele. Dizemos que isto seria uma relação direta: bebê-chocalho; mas nem sempre isto seria possível, em outras ocasiões o objeto estaria longe do seu alcance e ao ver a cena a mãe daria o objeto ao bebê, nesse momento diríamos que a relação foi mediada pela mãe que assistia a cena. A essa relação daríamos o nome de relação indireta.: bebê- mãe- chocalho. Podemos dizer que para Vygotsky há dois tipos de relações: as diretas e as indiretas, isto é , as que usam e as que não utilizam de mediadores. Nas palavras de Oliveira (2006) Mediação em termos genéricos ,é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento. (p. 26).Para Vygotsky as relações podem ser mediadas por instrumentos ou por signos, por exemplo em uma outra situação que o nosso bebê agora mais crescido utilize uma espada de brinquedo para alcançar uma bola que estivesse fora de seu alcance , ele estaria utilizando um instrumento como mediador , mas em um outro momento em que fizesse uma marca na bola para diferenciá-la da bola de seu amigo ele estaria utilizando um signo.O uso de signos é o grande diferencial entre o homem e os demais animais, visto que muitos, como o macaco, podem utilizar instrumentos para alcançar objetos, porém não podem planejar ações e nem utilizar instrumentos se eles estiverem fora de seu campo de ação.Oliveira (2006) coloca que nos seres humanos ao longo da vida os mediadores vão se internalizando e os sistemas simbólicos vão se desenvolvendo de forma a organizar signos em estruturas complexas e articuladas .Mas de que forma a cultura é reconstruída dentro do indivíduo? Se voltarmos ao nosso bebê, vamos encontrá-lo sendo banhado por sua mãe. A princípio o tomar banho não é uma necessidade do bebê.. Ele toma banho diariamente por que em nossa cultura isto é um valor. Após muitos anos de insistência da mãe (mediação externa) a respeito da importância do banho diário, vamos reencontrar nosso bebê , agora transformado em um adolescente que fica “horas “ no banho apesar dos apelos da família e da mídia para economizar água. O que aconteceu com ele? Ele agora tem o banho diário como um valor, a necessidade do banho como um mediador interno. Não é mais necessário que ninguém o lembre dessa necessidade. Isto se tornou algo intrinsecamente necessário em sua vida. Algo fruto de uma relação a princípio interpessoal: mãe-bebê com uso de um mediador externo (a fala da mãe sobre a necessidade do banho), a qual transformou-se numa relação intrapessoal , ele com ele mesmo , cujo mediador está internalizado.REFERÊNCIASMACIEL, I.M. Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento. In: MACIEL, I.M. (Org.). Psicologia e educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2001. (p.59-78). OLIVEIRA, M. M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2006. (p.17-40)VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Interações Sociais e Desenvolvimento Humano - Professora Mara Poltronieri

Relevância de uma perspectiva histórico-social para a compreensão do desenvolvimento humano.

CONCEITUANDO AS TEORIAS INATISTA, AMBIENTALISTA E INTERACIONISTA1. O Desenvolvimento Humano na Concepção InatistaSegundo o Dicionário Aurélio (1989), inato significa algo que nasce com a pessoa; congênito; nativo; nato.A teoria inatista compreende que as capacidades básicas do ser humano como a personalidade, potencial, valores, hábitos, crenças, pensamento, emoção e o conhecimento, encontram-se prontos no momento do nascimento, isto é, a pessoa nasce com um potencial que depende do amadurecimento para se manifestar. (MULTIRIO, ONLINE).Abreu (online), coloca que o inatismo está fundamentado na filosofia racionalista e idealista:Racionalismo: o caminho para se chegar ao conhecimento é por meio da razão, concebida como inata, imutável e igual para todos os homens.Idealismo: o real se confunde com o mundo das idéias e significados. “Dar realidade às idéias, oferecer respostas ideais (de idéias) às questões reais.” (NUNES, 1986, p. 25 APUD ABREU, ONLINE)Para o inatismo, o homem não é influenciado significativamente pelo seu meio social. Uma vez que já nasce pronto e acabado, o que vem após não é importante.Abreu (online) coloca:O ser humano, concebido como biologicamente determinado, remete a uma sociedade harmônica , hierarquizada que impossibilita a mobilidade social, embora o discurso liberal a afirme.Nessa perspectiva temos uma sociedade capitalista que valoriza o individual em detrimento do social, gerando competitividade, acirrando as diferenças de classe, gênero e etnia.Na concepção inatista, o desenvolvimento é fundamentado na idéia de que ao aprender, o homem aprimora aquilo que já é inato, avançando assim no seu processo de vir-a-ser, no seu desenvolvimento – a aprendizagem depende do desenvolvimento.2. O Desenvolvimento Humano na Concepção AmbientalistaEnquanto o inatismo afirma que nascemos trazendo em nossa inteligência não só os princípios racionais, mas também algumas idéias verdadeiras e, que por isso, são idéias inatas. O empirismo, ao contrário, afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas idéias, é adquirida por meio da experiência.A concepção ambientalista de ser humano está fundamentada na filosofia empirista.Para Abreu (online) “no ambientalismo o ser humano é considerado uma folha em branco, que será moldada pelos estímulos do ambiente. O ser humano é produto do meio em que vive, do condicionamento que recebe.”Segundo o mesmo autor, o ambientalismo compreende a sociedade como meio ambiente organizado, que proporciona a experiência enquanto fonte de conhecimento. A aprendizagem e o desenvolvimento ocorrem simultaneamente e podem ser tratados como sinônimos. Sob essa visão, o desenvolvimento é compreendido como o acúmulo de respostas aprendidas e, o que se aprende, resulta em mudanças de comportamento. O ambientalismo supervaloriza o ensino, enquanto técnica a ser transmitida, pois uma vez que o ser humano é considerado uma folha em branco, deve receber um número de informações necessárias para desempenhar a sua futura função social.Finalizando, o homem aprende por meio de informações fornecidas pelo meio externo (receptor passivo). A realidade será transmitida ao indivíduo por meio da educação formal (escola, igreja e família). O mundo é externo ao indivíduo e, aproximando-se desse mundo, o homem irá adquirir instrumentos para melhor compreensão e domínio do mundo que o cerca nos aspectos físico, social, científico, etc...3. O Desenvolvimento Humano na Concepção InteracionistaO interacionismo sustenta que o desenvolvimento do comportamento humano é uma construção resultante da relação do organismo com o meio em que está inserido. Essa teoria valoriza igualmente o organismo e o meio.Rego (online), refletindo sobre a concepção sócio-interacionista de Vygotsky, coloca que a cultura é parte da natureza humana. Nessa concepção, integrada aos pressupostos do materialismo-dialético, o biológico e o social não estão dissociados, mas sim exercem influência recíproca. O desenvolvimento humano é compreendido como um processo de apropriação do sujeito da experiência histórica e cultural. Nesse processo, o homem internaliza a cultura, a transforma e intervém em seu meio – o homem transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada cultura. A autora explica:O que ocorre não é uma somatória, nem tampouco uma justaposição entre os fatores inatos e os adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre o ser humano e o meio social e cultural que se insere. ... As características do funcionamento psicológico tipicamente humano são construídas ao longo da vida do indivíduo através de um processo de interação do homem e seu meio físico e social, que possibilita a apropriação da cultura elaborada pelas gerações precedentes, ao longo de milênios. (REGO, ONLINE).Nessa concepção, o aprendizado é imprescindível na formação do desenvolvimento humano, uma vez que as conquistas individuais como as informações, valores, habilidades, atitudes, etc... são o resultado do vínculo do homem com outros elementos de sua cultura. ReferênciasABREU, A. Inatismo. Disponível em: www.albertoabreu.wordpress.com/2006/07/18/inatismo/. Acesso em: 05 de jun. 2008.ABREU, A. Ambientalismo. Disponível em: www.albertoabreu.wordpress.com. /2006/07/18/ambientalismo/ Acesso em: 05 de jun. 2008.FERREIRA, A.B. de H. Minidicionário da língua portuguesa. 2.ed. rev.e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. A abordagem inatista e o desenvolvimento do indivíduo. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br./cime/ME31/ME31_001.html. Acesso em: 05 de jun. 2008.REGO, T.C.R. A origem da singularidade do ser humano: análise das hipóteses de educadores à luz da perspectiva de Vygotsky. Disponível em: www.educacaoonline.pro.br/a_origem_da_singularidade.asp?f_id_artigo=296. Acesso em: 05 de maio 2008

x-----------------x-----------------x-------------------x----------------x-------------x
A partir dos conceitos apresentados em sala de aula, construa uma análise crítica utilizando como referência o texto complementar "A razão: inata ou adquirida?"


Guarulhos, 19 de agosto de 2010.


“Nasci sabendo ou não sabendo?! Eis a questão!”

As idéias apresentadas no texto são totalmente contraditórias.
Minha idéia em particular é que a junção das duas coisas seria o mais correto.
Já descarto o fato de que ao morrermos nossas Almas vão para algum lugar onde são adquiridos conhecimentos, para realizarmos nossas vontades egoístas de reencarnar possuindo dinheiro, fama ou sabedoria. Isto sim é uma Idéia Fictícia!
Quem somos nós para escolher nosso destino, antes mesmo de Deus nos conceder a vida?!
Creio que temos a capacidade de aprender coisas que alguns animais, jamais exerceriam, como falar, escrever, ler...
Mas precisamos primeiramente adquirir Conhecimento.
Uma criança ao nascer, não sabe fazer nada disso.
Se fossemos seres tão inatos, ao vir ao mundo, entenderíamos tudo ao nosso redor.
Dependemos de cuidados, de orientações, envolvimento humano.
A história de Kamala seria uma grande revelação de como o meio que nos envolve, nos sustenta e conduz a desempenhar certos tipos de tarefas.
Ela vivia entre Lobos e conseguiu sobreviver, mas o diferencial é que possuía as mesmas semelhanças, como andar de quatro, comer carne podre, uivar...
Após ser encontrada e recolhida por uma instituição, demorou cerca de seis anos para aprender a comunicar-se, locomover-se corretamente, possuir atitudes afetivas, enfim, Humanizar-se.
É estranho pensar em possibilidades como esta, mas é completamente coerente.
A sociedade onde convivemos, desenvolve em nós costumes e podemos perceber que nem todos são culpados por matar, roubar, cometer atos violentos. Às vezes no passado, estes indivíduos foram instruídos e “programados” apenas para isto.
As informações ao nosso redor são inteiramente importantes para um gratificante desenvolvimento.
Creio que o pior fato de não entender o que é real ou irreal, é saber que nem todos conseguem se aquecer com o brilho do Sol.
Tantas pessoas estão perdidas no mundo, vivendo humilhadas, sem condições para manter a esperança de que tudo pode mudar, enquanto alguns buscam respostas em coisas tão pequenas.
A única solução de salvar nosso planeta, seria nada mais nada menos que possuirmos a educação certa e o direito de aprendermos o bem, para manifestá-lo e evoluirmos.
E chegando nessas conclusões percebo que possuo mais um conceito “empirista”, onde a folha branca que possuímos em nossas mãos, poderá tornar-se um lindo desenho, se nos dedicarmos e esforçarmos.

Tamara Rubio Pauletto - Fisioterapia

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Terminologia ultilizada na UTI

Termos utilizados em Unidade de Terapia Intensiva:
Bipap: Aparelho utilizado para suporte a respiração de forma não invasiva, utilizando máscaras nasal ou facial, para evitar a necessidade de intubação. Utiliza-se dois níveis de pressão - IPAP e EPAP.
Bomba de infusão: Equipamento utilizado para infundir medicamentos e soluções com precisão e segurança.
Capnógrafo: Equipamento utilizado para aferir o gás carbônico (CO²) expirado de nossos pulmões. O equipamento capta o CO² pois é interposto entre o tubo traqueal ou traqueostomia do paciente e o ventilador mecânico.
Cateter de Swan-Ganz: Tipo de cateter instalado no lado direito do coração, e utilizado para medidas diretas de pressões e determinação do débito cardíaco, permitindo um melhor controle da evolução clínica do paciente, facilitando as decisões terapêuticas. Utilizado também para aferir a PVC contínua.
Cateter venoso central e intracath: Cateter introduzido em veias centrais (mais profundas), permitindo a infusão de soros, medicamentos em grandes quantidades e monitoração de pressões.
Choque: situação em que a circulação dos órgãos é prejudicada, geralmente acompanhada de queda da pressão arterial.
Choque séptico: situação em que a circulação dos órgãos é prejudicada, geralmente acompanhada de queda da pressão arterial. Decorre de uma infecção instalada em um ou mais órgãos, e que pode se espalhar por todo o organismo.
Coma induzido: Expressão utilizada para descrever a condição de alteração da consciência pelo uso de drogas sedativas.
Desmame da ventilação mecânica: Procedimento de gradual retirada do suporte oferecido pelo respirador mecânico. Poderá durar algumas horas ou vários dias.
Desmame difícil: Condição clínica em que existem dificuldades para interrupção do suporte com ventilação mecânica, relacionada à gravidade da doença atual e reserva funcional respiratória prévia.
Derrame Pleural: excesso de líquido no espaço pleural. O espaço pleural é um espaço virtual, habitualmente preenchido por 50 ml de líquido. Este espaço fica entre a parede interna da caixa torácica (revestida pela pleura chamada de parietal) e o pulmão (revestido pela pleura pulmonar). Várias causas podem causar desequilíbrio na produção e absorção contínua deste líquido pleural. Quando isso ocorre, o líquido se acumula e acaba comprimindo o pulmão. Se for um derrame pleural muito volumoso, pode afetar a capacidade de respirar do paciente. O tratamento dependerá da causa que levou ao acúmulo e muitas vezes implicam em punção e drenagem do líquido para alívio.
Diálise: Método de substituição da atividade renal, permitindo a retirada de substâncias tóxicas ao organismo e remoção de líquidos, não eliminados pela falta de diurese (urina). Poderá ser feita a filtragem direta do sangue (hemodiálise), ou indiretamente utilizando-se a membrana peritoneal (diálise peritoneal).
Drenos: Tubos colocados em feridas operatórias ou cavidades, para drenagens de hematomas e outros líquidos orgânicos.
Encoprese: Transtorno caracterizado por emissão fecal repetida, involuntária ou voluntária, habitualmente de consistência normal ou quase normal, em locais inapropriados a este propósito, conforme o contexto sócio cultural do paciente. Pode ser uma persistência anormal da incontinência infantil normal, ou perda de continência após a aquisição do controle intestinal, ou ainda de emissão fecal deliberada em locais não apropriados a despeito de um controle esfincteriano normal. A encoprese pode constituir um transtorno isolado, ou fazer parte de um outro transtorno, um transtorno emocional, ou transtorno de conduta.
Assim deve-se investigar 3 situações: - Encoprese funcional, psicogênica e diferenciar com incontinência fecal de origem orgânica.
Equipe multidisciplinar : Reunião de diferentes profissionais (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo,etc...) com objetivo comum na recuperação de pacientes graves.
Escaras: São feridas que surgem em pacientes graves, principalmente nas regiões sacral, quadril (trocânter) e tornozelos (maléolos), decorrentes do comprometimento da circulação local. Várias estratégias de prevenção são implementadas, como: mudanças de decúbito (principalmente), utilização de cremes e medicamentos e uso de colchões especiais.
F.A.: Fibrilação Atrial é uma arritmia (irregularidade no batimento do coração), que pode ser aguda ou crônica. Em sendo aguda, deve ser revertida na maioria dos casos. No caso das crônicas, geralmente o paciente convive bem com a arritmia, estando, na maioria das vezes, contra-indicada sua reversão.
Fisioterapeuta: Profissional responsável pela reabilitação de órgãos e sistemas que sofreram grave disfunção. Na UTI geralmente realizam-se fisioterapia motora e respiratória.
Fisioterapia respiratória: Conjunto de procedimentos e manobras executados para manter a integridade das vias aéreas e pulmão, além de participar ativamente na ventilação mecânica e desmame da mesma.
Gasometria Arterial: É um exame de sangue, que pode ser colhido em artéria (gasometria arterial) ou veia, (central próxima do coração) ou periférica (nos membros) (gasometria venosa). Tem por objetivo revelar valores da pressão parcial de gás carbônico e oxigênio, revelar o pH do sangue (que indicará a acidez ou alcalinidade do mesmo) e o valor do Bicarbonato, uma importante substância do sistema de regulação da acidez e alcalinidade do nosso corpo. Informa também o valor da Saturação da Oxi-hemoglobina: ou seja, quanto à hemoglobina, que é uma molécula que carrega o oxigênio pelo sangue até as células, está ligada a ele ou não.
Infecção Hospitalar: Termo utilizado para descrever as infecções adquiridas depois de determinado tempo de internação no hospital. Na UTI além do fato de os pacientes serem graves, apresentando comprometimento de sua resposta imunológica, existe a necessidade de procedimentos médico-cirúrgicos, que apesar de beneficiarem os pacientes aumentam o risco de infecção.
Intensivista: Médico com especialização em terapia intensiva (medicina intensiva), capacitado para o tratamento de doenças agudas ou crônicas, que levem a grave disfunção dos principais órgãos e/ou sistemas do corpo humano.
Intubação: Passagem de tubo endotraqueal através da boca ou narina, até a traquéia, para garantir a permeabilidade das vias aéreas e utilização de ventilação artificial.
Isolamento: Leitos especiais em que são colocados pacientes com bactérias resistentes a um grande número de antibióticos, para evitar a disseminação destas bactérias.
Marcapasso: Equipamento responsável pela geração de estímulo elétrico artificial para o coração.
Monitor: Equipamento utilizado para o acompanhamento de funções vitais. Eletrocardiograma (batidas do coração), pressão arterial, oximetria periférica.
Morte encefálica ou cerebral: Disfunção neurológica irreversível com perda total da atividade cerebral.Nutrição enteral: Alimento administrado ao paciente geralmente através de sondas colocadas no estômago ou intestino delgado.
Nutrição parenteral: Alimento administrado diretamente na veia, e que por conter os nutrientes básicos (proteínas, gorduras e carboidratos), não necessita de digestão.
Oximetria: Medida da concentração de oxigênio no sangue, habitualmente na UTI é realizada continuamente sem invadir o organismo, com a colocação de um eletrodo na ponta dos dedos (oximetria periférica).
Pressão arterial média invasiva - PAM: É aquela medida através da inserção de um cateter em alguma artéria periférica do corpo, num sistema ligado a um computador que recebe os dados e os coloca na tela continuamente, para ser observado. Também se transforma numa via de acesso para coleta de sangue sem ser necessário ficar obtendo novo acesso a cada coleta.
Politraumatizado, politraumatismo: Condição em geral decorrente de acidentes com trauma direto de varias regiões e aparelhos do corpo, com evolução grave e instável; é freqüente haver coma quando existe traumatismo crânio encefálico grave.
PVC - Pressão Venosa Central: É uma pressão medida geralmente na veia cava (bem próximo ao coração), através da inserção de um cateter, o intracath.
Reanimação cardiopulmonar: Conjunto de manobras realizadas para garantir a circulação de órgãos nobres (coração e cérebro), quando ocorre parada cardíaca súbita e inesperada.S.A.R.A: Síndrome da angústia respiratória aguda ou do adulto é uma entidade causada por inúmeras doenças ou situações clínicas, que acabam por gerar uma agressão ao tecido pulmonar. Devido a esta agressão, ocorre uma resposta inflamatória aguda e há acúmulo de líquidos nos alvéolos (edema), prejudicando de forma importante a troca de oxigênio e, em estágios avançados, a retirada do gás carbônico do organismo.
Sedação: Medicamentos utilizados para tornar o paciente inconsciente, propiciando maior conforto em fases do tratamento em que o estado de vigília (alerta) é desnecessário.
Sepse/choque séptico: Infecção que provoca uma inflamação generalizada, levando a disfunção cardiopulmonar, dos vasos sanguíneo e celular.Síndrome de disfunção dos múltiplos órgãos e sistemas: Condição clínica associada a grave lesão orgânica, que, quando não revertida progride para a morte.
Sondas: Geralmente de PVC ou outros materiais, são introduzidas em diferentes orifícios (vesical, na bexiga, nasogástrica, no estômago e etc) para permitir a drenagem de líquidos orgânicos, ou algumas vezes infusão de soluções ou medicamentos.
Suporte Hemodinâmico: Expressão que significa o controle das condições do sistema circulatório do paciente (vigiar e manter em valores adequados a pressão arterial, a pulsação, a produção de urina, a oferta de nutrientes e oxigênio ao organismo, bem como sua utilização pelo mesmo), visando com isso que o paciente tenha condição de se recuperar da causa que o levou a alteração de sua "condição hemodinâmica" habitual (ou normal).
Traqueostomia: Procedimento cirúrgico realizado com pequena incisão na traquéia para retirar cânula de intubação orotraqueal (tubo na boca) e colocar uma pequena cânula nessa incisão. Isto é realizado para proporcionar maior conforto nos pacientes que se encontra com desmame difícil da ventilação ou com quadro neurológico sem a percepção de desmame precoce da ventilação. Além do conforto, diminui a incidência de lesões na faringe e cordas vocais.
Traumatismo craniano, TCE, traumatismo crânio encefálico: Lesão das estruturas do cérebro decorrente de acidentes, com edema (inchaço) ou formação de coágulos.Tubo endotraqueal: Cânula introduzida através da boca ou narina, até a traquéia para permitir a passagem do ar até os pulmões.
Unidade de Terapia Intensiva - UTI: Local do hospital com estrutura e pessoal especializado para o cuidado de pacientes com lesões ou doenças graves, com possibilidade de recuperação.
UTI coronariana: Unidade de cuidado médico intensivo especializado em doenças do coração, principalmente aquelas decorrentes de deficiência de circulação coronariana (Infarto e angina instável, por exemplo).
Ventilador Pulmonar: Também conhecido como Ventilador Mecânico, e muitas vezes chamado equivocadamente de respirador mecânico ou artificial, é o aparelho responsável por manter a ventilação pulmonar, propiciando ao organismo condições para que possa manter as trocas gasosas.
Fonte: Concurso e fisioterapia(Blog)

Doenças Neuromusculares

As doenças neuromusculares, com início na infância, representam um dos problemas mais difíceis para o fisioterapeuta.
As doenças neuromusculares exigem um grande empenho e habilidade em seu tratamento.
É importante recordar que a falta de cura na Doença Neuromuscular não é sinônimo de falta de tratamento.
O tratamento das Doenças Neuromusculares devem prevenir as incapacidade como a deformidade e a falta de mobilidade.
Existem algumas Doenças Neuromusculares mais comuns como a Distrofias Musculares, Amiotrofias Espinhais, Esclerose Amiotrófica, Charcot Marie, Neuropatias, Miastenias, além das Mitocondriais (mais raras), entre outras.

Site: http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/7971/doencas-neuromusculares

Hidroterapia em Gestantes

A gestante sofre grandes mudanças em seu corpo desde o primeiro mês de gravidez. Essas mudanças promovem muitos desconfortos que podem ser amenizados pela hidroterapia. Mudanças do organismo na mulher gestante: São várias as modificações anatômicas que ocorrem durante o período gestacional, modificações estas que devemos levar em conta para efetuarmos qualquer atividade física na gestante. A parede abdominal é a primeira a sentir as modificações: o útero tem seu eixo vertical e exige dela uma sustentação total, deslocando o centro de gravidade da mulher, o que resulta em uma rotação pélvica e uma progressiva lordose lombar. A estabilidade acontece através de um trabalho maior da musculatura e ligamentos da coluna vertebral. À medida que o volume da barriga aumenta, mais a postura da gestante se modifica. Com a barriga aumentada, para não cair para a frente, ela força o glúteo para trás - "arrebitando o bumbum" - , o que ocasiona dores e desconfortos nas costas e na região lombar. Em algumas gestantes, existe uma separação nos músculos do abdômen, indo metade para cada lado, formando um "vergão" ou linha no meio do abdômen. Esses "vergões" podem ter coloração que varia do vermelho ao azulado, dependendo de cada tipo de pele. A cintura pélvica (o quadril) tem sua mobilidade articular aumentada em aproximadamente 60%, pois seus ossos, unidos por fibrocartilagens, sofrem diretamente a ação da relaxina (hormônio produzido para afrouxar os ligamentos pélvicos). O quadril aumenta seu tamanho para ampliar o espaço e abrigar o bebê e a gestante para andar tem que voltar os pés para fora - Marcha Anserina (andar de pata). O diafragma (músculo responsável pela atividade respiratória) fica pressionado pelo aumento uterino, dificultando a respiração da gestante. O aumento da barriga dificulta a respiração e a própria Natureza se encarrega de acertar isso, passando a gestante a respirar mais no peito do que no abdômen, no final da gestação. A respiração abdominal deve ser treinada para se ter os músculos do abdômen fortalecidos, oxigenando também o bebê e realizando o trabalho de relaxamento. O estômago tem eixo alterado de vertical para horizontal, tornando o processo digestivo alterado e mantendo por mais tempo a presença de enzimas digestivas. Durante a gravidez, o estômago desloca-se para cima e para trás, para poder dar espaço para o bebê; isso ocasiona bastante mal-estar às gestantes, e para que sintam algum alívio devem comer pouco e várias vezes ao dia, além de evitar alimentos ácidos, fortes e condimentados, que possam dificultar ou tornar a digestão mais demorada. As glândulas mamárias têm seu volume aumentado, ocasionando uma maior solicitação dos músculos dorsais e peitorais, além de uma flexão anterior da coluna cervical aumentada. Com os seios aumentados pela presença do leite, além de mudanças na postura, existe um desconforto em manter posições por muito tempo. Por exemplo, ficar muito tempo em pé ou sentada causa grande desconforto algumas vezes. Para que isso seja aliviado, devem-se alternar posturas e sempre que possível alongar-se ou simplesmente espreguiçar-se. . Aumento no metabolismo basal (uma pessoa não grávida te em repouso, descansada, seus batimentos cardíacos estabelecidos entre 70 e 80 por minuto; já a gestante, os tem, em repouso, por volta de 80 e 90 em média. Isso já mostra que ela está em freqüente estado de "exercício", tendo todo o seu metabolismo alterado. Por isso, o cuidado deve ser intenso com relação à freqüência cardíaca durante a atividade física, seja ela qual for, não deixando exceder nunca os 140 bpm). . Aquisição de gorduras (o ganho de gordura é um fator diferenciado para cada mulher, dependendo da tendência anterior, da dieta seguida, dos alimentos ingeridos, mas sempre vai existir). O ideal, segundo os médicos, é adquirir no máximo 10 quilos durante os nove meses, se possível, menos de um quilo por mês. . Retenção hídrica e de sais minerai (os rins, devido a sua localização próxima ao diafragma, curvam-se para frente durante a inspiração - pegar o ar - e voltam ao normal durante a expiração - soltar o ar. Esses movimentos estimulam a eliminação da urina. Esses órgãos sofrem profundas modificações, de modo que essa eliminação fica alterada. Se a urina não for totalmente eliminada, podem ocorrer os edemas - inchaços - que tanto incomodam a mulher). . Aumento do consumo de oxigênio (com a gravidez, o consumo de ar é aumentado em função de ele estar sendo também absorvido pelo bebê, por isso e também pela respiração, a gestante está sempre muito cansada). . Aumento do débito cardíaco, pois uma parte está dirigida a tecidos não musculares. Com isso, as taquicardias e a mudança nos batimentos cardíacos são uma constante. . Declínio da atividade do trato gastrointestinal (é muito comum nas gestantes as queixas sobre dificuldade no evacuar, presença de gases e regurgitamento após as refeições; isso acontece pela alteração na posição dos intestinos, que ficam muito "apertados" com o aumento do volume da barriga). . Resistência periférica diminuída (a circulação também é profundamente alterada pelo aumento do volume uterino, além da circulação estar sendo mais solicitada para alimentação e necessidades básicas do bebê). . Taquicardia acima de 100 bpm, exatamente em função do aumento do débito cardíaco. . Alterações no sistema endócrino (aumento na produção de resíduos, intolerância ao calor, instabilidade emocional). A disfunção nos hormônios faz com que a gestante seja uma "bomba" de mudanças hormonais, alterando não só sai emoções, como também a maioria dos seus hábitos anteriores. . Aumento da capacidade inspiratória e queda na reserva expiratória, cerca de 20%. Por isso, durante os exercícios respiratórios, deve-se sempre pedir para que a gestante solte o ar por mais tempo do que respire, para eliminar incômodas como tonturas e dores de cabeça. . Aumento do volume sangüíneo (em torno de 30%) e do volume plasmático (cerca de 40%). As gestantes costumam ter as mãos e rosto com coloração modificada em função dessa mudança circulatória. . A temperatura corporal materna está relacionada diretamente com a temperatura de feto e pode ser alterada durante as atividades físicas. Em função disso, o trabalho do profissional deve ser cuidados não só com a temperatura da água, do ambiente, mas também com o tipo de atividade executada nos dias mais quentes. Com todas essas mudanças orgânicas e hormonais, ocorrem mudanças no psicológico e no emocional da futura mamãe também, que fica mais sensível e pode ter crises de choros repentinamente, sem motivos aparentes. È importante que a grávida faça exercícios, para aliviar as tensões que as mudanças no seu organismo trazem e também, manter a postura. Há precauções a serem tomadas, quanto á temperatura, quando a intensidade e impactos do exercício, sendo recomendada a hidroterapia pois as propriedades da água a auxiliam a relaxar e a praticar atividades físicas sem impacto.O exercício só é contra indicado quando:Relativas:Gestantes que, apesar de apresentarem algum sintoma diferenciado, têm a permissão médica para a prática da atividade física, sempre sobre controle médico e cuidados especiais do profissional: . Hipertensão arterial . Anemia ou outros distúrbios sanguíneos . Disfunção tireoidial . Disritmia cardíaca . Diabetes . Obesidade excessiva . Histórico anterior de vida excessivamente sedentária . Falta de peso excessivo . Apresentação pélvica durante o terceiro trimestre . Placenta prévia . Infecções generalizadas (garganta, ouvido, gastrintestinais) Absolutas Gestantes que não podem realizar atividades físicas de forma alguma, necessitando em alguns casos de repouso total: . Diagnósticos de placenta prévia sem acompanhamento médico . Doenças cardíacas graves e em evidência . Trabalho de parto prematuro . Histórico de três ou mais abortos espontâneos . Tromboflebite . Hipertensão séria . Ruptura de bolsa e/ou sangramentos . Falta de controle pré-natal Só se interrompe um exercício para gestante na piscina se:. Qualquer tipo de dor no peito . Contrações uterinas com intervalo pequeno (20 min.) . Perda de líquido (intenso ou leve) . Vertigens e/ou fraquezas . Dificuldade em respirar . Palpitações e/ou taquicardias contínuas . Inchaços que não diminuem . Dor nos quadris ou no púbis . Dificuldade excessiva em caminhar . Dor nas costas intermitentes ou que não aliviam na água ou em posições confortáveis . Falta ou diminuição nos movimentos do bebê. Vantagens no trabalho aquático na gravidez: Durante a gestação a queixa mais comum é a do "corpo pesado", o que na água é reduzido, fazendo com que as alunas se sintam realizadas durante a execução dos exercícios aquáticos, reforçando o lado psicológico de cada uma. A flutuação fornece suporte completo a elas, resultando em efeitos que me terra seriam praticamente impossíveis, ou pelo menos desconfortáveis. A liberdade durante a flutuação ajuda a aumentar a amplitude dos movimentos sem a resistência do atrito, auxiliando a movimentação. Além disso, com o corpo submerso, o estresse articular também é diminuído, o que deve ser levado em consideração na execução dos exercícios de alongamento. O trabalho aquático produz ainda uma menor incidência de varizes, um controle maior sobre a frequencia cardíaca materna e fetal, um aumento na diurese diminuindo a formação de edemas, um controle sobre o aumento de peso, o aumento da resistência muscular, um controle postural acentuado e a melhoria na sociabilização e auto-imagem.Os efeitos da hidroterapia: Quanto à dor e aos edemas A água relativamente aquecida reduz a sensibilidade das terminações nervosas sensitivas, proporcionando a diminuição da dor e, pela ação da pressão hidrostática a diminuição de edemas. Quanto à musculatura A partir do aquecimento muscular, ocorre a diminuição do tônus muscular, favorecendo o relaxamento e a diminuição dos espasmos musculares, além do alongamento muscular, fortalecendo e aumentando a resistência muscular. Quanto à articulação Facilita a mobilidade e a manutenção da amplitude articular com menor esforço. Quanto ao equilíbrio e esquema corporal Utilizando-se as propriedades físicas da água, é favorecido o equilíbrio, a recuperação e a conscientização corporal. Quanto à reeducação da marcha A relação entre profundidade e descarga de peso corporal favorece a etapa de suporte de peso na reeducação da marcha (alterada pela modificação pélvica). Quanto mais profunda a água, menor a descarga do peso corporal sobre os membros inferiores. Em hidroterapia, a melhor técnica de relaxamentos para gestantes, é o Watsu e se não houver nenhuma contra indicação para exercícios mais intensos, uma hidroginástica para gestantes ou uma natação também são bem indicadas.

Juliana Elisabete Kroll

Cuidados na Fisioterapia no paciente crítico

Este site fala tudo sobre Cuidados ao paciente crítico:


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Humanização Hospitalar

Diante de tanta tecnologia, alguns atuantes na área da saúde perderam a responsabilidade de cuidar daqueles que estão examinando, pois medicamentos e aparelhos são essenciais e indispensáveis para que a saúde dos que necessitam de cuidados especiais, seja adquirida novamente, independente dos danos posteriores.
Alguns não desejam envolver-se por completo, principalmente, quando não acreditam na possibilidade de que o tratamento possa curar, apenas facilitar no impedimento de uma morte rápida.
Será que podemos aceitar em nossa sociedade, pessoas que se dedicam tanto aos estudos, tornam-se profissionais ditos competentes, apenas pelo fato de conseguirem um diploma?
Poderíamos questioná-los se não fosse o fato disto. Anos e anos de especializações, para conseguir manter seus clientes saudáveis, sem se preocupar se os mesmos morrerão torturados pelo fato de saberem seus destinos, onde a única esperança que os mantêm vivos é nada mais, nada menos, que uma tecnologia criada em busca de conforto e facilidades.
Mas porque isso não consegue resolver exatamente tudo que um ser humano precisa?! Porque em alguns casos, o uso da ciência é totalmente inútil e para outros com os mesmos problemas é benéfico?
Crianças e adultos que sofrem com o câncer, vírus, paralisias, enfim, diversas doenças e patologias que os impedem de viver normalmente como qualquer outro ser humano “privilegiado” que não sofre e nem imagina o que é ser um doente, ou um dependente de ajuda constante para realizar tarefas diárias.
Apesar de muitas descobertas eficientes e completamente necessárias, a melhor de todas foi perceber que a saúde de um ser que se sente totalmente isolado de uma sociedade, esta dentro de sua Alma, daquilo que pode ser alimentado com esperança e crença de que não só um tratamento demorado e doloroso poderá trazer de volta o sopro da “vida”, mas sim o verdadeiro valor que passará a existir, a partir do momento que todos os atuantes na área da saúde, ensinar que a capacidade vai além da compreensão e explicação da ciência.
A Humanização Hospitalar é mais que um medicamento, é a solução para que todos acreditem que tudo é possível quando feito com felicidade e harmonia, quando a presença dos familiares para recuperação é indispensável e quando o mundo gira em uma só direção em busca de igualdade para todos, pois qualquer um de nós poderá vir a ter uma patologia onde muitos dirão não haver cura.
A importância de um bom resultado deveria estar em todos os profissionais que estudam para o bem da humanidade, não pela fama ou dinheiro que isso possa trazer.
Aqueles que buscam em seus pacientes atenciosamente, o que o "mundo" os fez acreditar terem perdido:

"Os Milagres exercidos pelas vontades Divinas"

Tamara Rubio Pauletto

Obs.: Artigo publicado :

http://www.webartigos.com/articles/44618/1/Humanizacao-Hospitalar/pagina1.html