quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Interações Sociais e Desenvolvimento Humano - Professora Mara Poltronieri

Relevância de uma perspectiva histórico-social para a compreensão do desenvolvimento humano.

CONCEITUANDO AS TEORIAS INATISTA, AMBIENTALISTA E INTERACIONISTA1. O Desenvolvimento Humano na Concepção InatistaSegundo o Dicionário Aurélio (1989), inato significa algo que nasce com a pessoa; congênito; nativo; nato.A teoria inatista compreende que as capacidades básicas do ser humano como a personalidade, potencial, valores, hábitos, crenças, pensamento, emoção e o conhecimento, encontram-se prontos no momento do nascimento, isto é, a pessoa nasce com um potencial que depende do amadurecimento para se manifestar. (MULTIRIO, ONLINE).Abreu (online), coloca que o inatismo está fundamentado na filosofia racionalista e idealista:Racionalismo: o caminho para se chegar ao conhecimento é por meio da razão, concebida como inata, imutável e igual para todos os homens.Idealismo: o real se confunde com o mundo das idéias e significados. “Dar realidade às idéias, oferecer respostas ideais (de idéias) às questões reais.” (NUNES, 1986, p. 25 APUD ABREU, ONLINE)Para o inatismo, o homem não é influenciado significativamente pelo seu meio social. Uma vez que já nasce pronto e acabado, o que vem após não é importante.Abreu (online) coloca:O ser humano, concebido como biologicamente determinado, remete a uma sociedade harmônica , hierarquizada que impossibilita a mobilidade social, embora o discurso liberal a afirme.Nessa perspectiva temos uma sociedade capitalista que valoriza o individual em detrimento do social, gerando competitividade, acirrando as diferenças de classe, gênero e etnia.Na concepção inatista, o desenvolvimento é fundamentado na idéia de que ao aprender, o homem aprimora aquilo que já é inato, avançando assim no seu processo de vir-a-ser, no seu desenvolvimento – a aprendizagem depende do desenvolvimento.2. O Desenvolvimento Humano na Concepção AmbientalistaEnquanto o inatismo afirma que nascemos trazendo em nossa inteligência não só os princípios racionais, mas também algumas idéias verdadeiras e, que por isso, são idéias inatas. O empirismo, ao contrário, afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas idéias, é adquirida por meio da experiência.A concepção ambientalista de ser humano está fundamentada na filosofia empirista.Para Abreu (online) “no ambientalismo o ser humano é considerado uma folha em branco, que será moldada pelos estímulos do ambiente. O ser humano é produto do meio em que vive, do condicionamento que recebe.”Segundo o mesmo autor, o ambientalismo compreende a sociedade como meio ambiente organizado, que proporciona a experiência enquanto fonte de conhecimento. A aprendizagem e o desenvolvimento ocorrem simultaneamente e podem ser tratados como sinônimos. Sob essa visão, o desenvolvimento é compreendido como o acúmulo de respostas aprendidas e, o que se aprende, resulta em mudanças de comportamento. O ambientalismo supervaloriza o ensino, enquanto técnica a ser transmitida, pois uma vez que o ser humano é considerado uma folha em branco, deve receber um número de informações necessárias para desempenhar a sua futura função social.Finalizando, o homem aprende por meio de informações fornecidas pelo meio externo (receptor passivo). A realidade será transmitida ao indivíduo por meio da educação formal (escola, igreja e família). O mundo é externo ao indivíduo e, aproximando-se desse mundo, o homem irá adquirir instrumentos para melhor compreensão e domínio do mundo que o cerca nos aspectos físico, social, científico, etc...3. O Desenvolvimento Humano na Concepção InteracionistaO interacionismo sustenta que o desenvolvimento do comportamento humano é uma construção resultante da relação do organismo com o meio em que está inserido. Essa teoria valoriza igualmente o organismo e o meio.Rego (online), refletindo sobre a concepção sócio-interacionista de Vygotsky, coloca que a cultura é parte da natureza humana. Nessa concepção, integrada aos pressupostos do materialismo-dialético, o biológico e o social não estão dissociados, mas sim exercem influência recíproca. O desenvolvimento humano é compreendido como um processo de apropriação do sujeito da experiência histórica e cultural. Nesse processo, o homem internaliza a cultura, a transforma e intervém em seu meio – o homem transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada cultura. A autora explica:O que ocorre não é uma somatória, nem tampouco uma justaposição entre os fatores inatos e os adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre o ser humano e o meio social e cultural que se insere. ... As características do funcionamento psicológico tipicamente humano são construídas ao longo da vida do indivíduo através de um processo de interação do homem e seu meio físico e social, que possibilita a apropriação da cultura elaborada pelas gerações precedentes, ao longo de milênios. (REGO, ONLINE).Nessa concepção, o aprendizado é imprescindível na formação do desenvolvimento humano, uma vez que as conquistas individuais como as informações, valores, habilidades, atitudes, etc... são o resultado do vínculo do homem com outros elementos de sua cultura. ReferênciasABREU, A. Inatismo. Disponível em: www.albertoabreu.wordpress.com/2006/07/18/inatismo/. Acesso em: 05 de jun. 2008.ABREU, A. Ambientalismo. Disponível em: www.albertoabreu.wordpress.com. /2006/07/18/ambientalismo/ Acesso em: 05 de jun. 2008.FERREIRA, A.B. de H. Minidicionário da língua portuguesa. 2.ed. rev.e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. A abordagem inatista e o desenvolvimento do indivíduo. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br./cime/ME31/ME31_001.html. Acesso em: 05 de jun. 2008.REGO, T.C.R. A origem da singularidade do ser humano: análise das hipóteses de educadores à luz da perspectiva de Vygotsky. Disponível em: www.educacaoonline.pro.br/a_origem_da_singularidade.asp?f_id_artigo=296. Acesso em: 05 de maio 2008

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A partir dos conceitos apresentados em sala de aula, construa uma análise crítica utilizando como referência o texto complementar "A razão: inata ou adquirida?"


Guarulhos, 19 de agosto de 2010.


“Nasci sabendo ou não sabendo?! Eis a questão!”

As idéias apresentadas no texto são totalmente contraditórias.
Minha idéia em particular é que a junção das duas coisas seria o mais correto.
Já descarto o fato de que ao morrermos nossas Almas vão para algum lugar onde são adquiridos conhecimentos, para realizarmos nossas vontades egoístas de reencarnar possuindo dinheiro, fama ou sabedoria. Isto sim é uma Idéia Fictícia!
Quem somos nós para escolher nosso destino, antes mesmo de Deus nos conceder a vida?!
Creio que temos a capacidade de aprender coisas que alguns animais, jamais exerceriam, como falar, escrever, ler...
Mas precisamos primeiramente adquirir Conhecimento.
Uma criança ao nascer, não sabe fazer nada disso.
Se fossemos seres tão inatos, ao vir ao mundo, entenderíamos tudo ao nosso redor.
Dependemos de cuidados, de orientações, envolvimento humano.
A história de Kamala seria uma grande revelação de como o meio que nos envolve, nos sustenta e conduz a desempenhar certos tipos de tarefas.
Ela vivia entre Lobos e conseguiu sobreviver, mas o diferencial é que possuía as mesmas semelhanças, como andar de quatro, comer carne podre, uivar...
Após ser encontrada e recolhida por uma instituição, demorou cerca de seis anos para aprender a comunicar-se, locomover-se corretamente, possuir atitudes afetivas, enfim, Humanizar-se.
É estranho pensar em possibilidades como esta, mas é completamente coerente.
A sociedade onde convivemos, desenvolve em nós costumes e podemos perceber que nem todos são culpados por matar, roubar, cometer atos violentos. Às vezes no passado, estes indivíduos foram instruídos e “programados” apenas para isto.
As informações ao nosso redor são inteiramente importantes para um gratificante desenvolvimento.
Creio que o pior fato de não entender o que é real ou irreal, é saber que nem todos conseguem se aquecer com o brilho do Sol.
Tantas pessoas estão perdidas no mundo, vivendo humilhadas, sem condições para manter a esperança de que tudo pode mudar, enquanto alguns buscam respostas em coisas tão pequenas.
A única solução de salvar nosso planeta, seria nada mais nada menos que possuirmos a educação certa e o direito de aprendermos o bem, para manifestá-lo e evoluirmos.
E chegando nessas conclusões percebo que possuo mais um conceito “empirista”, onde a folha branca que possuímos em nossas mãos, poderá tornar-se um lindo desenho, se nos dedicarmos e esforçarmos.

Tamara Rubio Pauletto - Fisioterapia

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