sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mediadores Externos e Internos

Guarulhos, 26 de agosto de 2010.

Mediadores Externos e Internos, o que são?!

Mediadores externos:
Meios que nos ensinam, transformam, influenciam em nosso processo de desenvolvimento, através de instrumentos ou signos, como nossos professores (instrumentos), nossos pais (instrumentos), livros (signos), internet (signos), etc.
Mediadores Internos:
São aqueles desenvolvidos por nós mesmos, através dos ensinamentos que tivemos por instrumentos e signos, transformando-nos em seres mais independentes, onde conseguimos compreender aquilo que exercemos de forma mais clara e objetiva.
Este processo ocorre após os Mediadores externos, pois dependemos deles primeiramente para adquirirmos certa adaptação e futuramente, construirmos em nós mesmos hábitos, costumes, para realizar tarefas sem orientações, como tomar banho, fazer comida, trabalhar, enfim...
Exemplificação:


Minha lista com meus Mediadores externos e Internos
Mediadores Externos:

  • Minha família;
  • Meus professores;
  • Meus Livros.


Mediadores Internos, dos acima citados, respectivamente:

  • Compreensão do certo e errado, fazendo-me perceber que o carinho e o amor, agem influenciando-me a tomar certas atitudes com respeito e compaixão. Também estiveram desde o começo de minha Vida, me orientando e ajudando a realizar certas tarefas, como andar, falar, entre outras;
  • Ensinam-me desde o início a escrever, ler, exercer certos tipos de atividades para no futuro usá-las da maneira correta, para conseguir um Trabalho, por exemplo, através do conhecimento e oportunidade que me “ofereceram” de compartilhar suas qualidades;
  • Mostraram-me que contos de fadas podem existir e ninguém pode me impedir de sonhar, nem me fazer desistir dos meus reais objetivos, por mais complicados e “diferentes” que sejam. A leitura também facilita, com o tempo, no entendimento de certos tipos de textos, ajudando no desenvolvimento pessoal.


Tamara Rubio Pauletto, Fisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário